A deputada estadual Rejane Dias (PT), apresentou projeto na Assembleia Legislativa, que obriga a adaptação de carros de autoescola para cadeirantes. O projeto visa beneficiar  pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no Estado do Piauí. A proposta está em tramitação nas comissões técnicas do legislativo estadual. A parlamentar explicou que “a adaptação consiste nos comandos manuais, alavanca de controle de freio e acelerador,

além de caixa de câmbio automático”. No parágrafo único do artigo 2º  prevê que os Centros de Formação de Condutores deverão ministrar aulas para os deficientes que apresentar documento completo, inclusive o laudo pericial, depois de análise das condições físicas para conduzir veículos adaptados. 

Os Centros de Formação de Condutores terão prazo de 180 dias para se adaptar. No artigo 7º o projeto determina que todas as escolas somente receberão o alvará de fornecimento, se possuir veículos adaptados. A exigência do veículo adaptado não deverá acarretar qualquer acréscimo no preço do serviço aos usuários com deficiência. Uma das principais mudanças nesses veículos é a embreagem automática, para facilitar a pilotagem. As deficiências físicas variam, e algumas montadoras adicionaram botão de partida do motor e freio de mão eletrônico para as pessoas que perderam a força motora na mão. Atualmente somente o Detran tem veículo adaptado para cadeirante. 

 

Da Redação

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comentários (0)

Classificado 0 em 5 com base em 0 votos
Ainda não há comentários publicados aqui

Deixe seus comentários

  1. Publicar comentário como convidado.
Rate this post:
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhe sua localização
Digite o texto apresentado na imagem abaixo